Segurança nas Férias

É tempo de férias e festas  

Saímos às compras ou à passeio onde as ruas, as lojas, os shopping centers, os supermercados, bares, restaurantes, lanchonetes, parques, pontos turísticos, praias, os estacionamentos e veículos de transporte coletivos estão superlotados. Por isso, além da necessidade de ter muita paciência temos também que ter cuidados especiais com a nossa segurança.

Cuidados nos locais Públicos      

Este é um período propício para os criminosos cometerem os mais diversos delitos pela facilidade encontrada em decorrência do acúmulo de pessoas nestes locais públicos em meio às aglomerações, o que facilita que cometam furtos e saiam de cena despercebidos, e até mesmo roubos usando violência, aproveitando-se da surpresa por estarmos mais descuidados face a toda correria neste período de compras e festas. No artigo Segurança pessoal nas ruas você poderá conferir algumas dicas importantes sobre o assunto.

Segurança nas Férias

Outro fator muito importante à ser levado em consideração o quesito segurança, são as viagens de férias.  Quando falo segurança nas viagens de férias, refiro-me a uma série de fatores que devem ser enumerados para que não tenhamos aborrecimentos com algo que deveria ser somente alegria e descanso.

Uma viagem de férias deve ser feita com um bom planejamento e alguns cuidados especiais como por exemplo: se formos viajar de carro ou moto não podemos dispensar a manutenção preventiva ou corretiva dos itens de segurança; se for de avião  ou ônibus temos que ter grande precaução com toda a bagagem, ficarmos  alertas nos aeroportos e estações rodoviárias devido às aglomerações e ter muita atenção quanto aos horários levando em consideração o grande fluxo de veículos e possíveis congestionamentos nos acessos a estes locais. Se quiser veja mais detalhes no artigo Segurança nas viagens de carro ou moto

Segurança da casa durante as Viagens    

E a sua casa, está segura durante a sua viagem, tem dispositivos de segurança ou alguém que a vigie durante a sua ausência, você tomou alguma medida preventiva para evitar furtos ou tem apenas um seguro residencial? O artigo Sua residência durante as férias sugere algumas dicas interessantes a serem observadas.

Precauções ao alugar um imóvel de férias      

Se você alugou alguma residência para aproveitar as férias com a família deve verificar com antecedência a idoneidade da pessoa ou imobiliária que está oferecendo o imóvel para locação e buscar o máximo de informações que venham consolidar a sua expectativa quanto ao imóvel e sua real localização. Confira os maiores cuidados a observar no artigo Locação de imóveis para as férias.

Segurança da família        

Parece mentira, mas, outro grande cuidado que temos que ter nesta época é em relação às crianças, pois é frequente a perca de crianças neste período do ano, seja nas ruas, lojas, shoppings ou praias superlotadas. Oriente as crianças quanto aos procedimentos nestes casos, ensine-as sobre o número de seu telefone ou endereço, e coloque em seus bolsos anotações que venham facilitar a sua identificação e o contato com os responsáveis.

Desejo que todos nós tenhamos um bom período de festas e férias. Não devemos nos influenciar pela ansiedade e expectativa de algo magnífico e tão esperado ao longo do ano e sermos negligentes com a nossa própria segurança e de nossa família.

Boas festas e boas férias.

Fernando Vieira

Website:

Deixe uma resposta