Plano de Continuidade de Negócios

O Plano de Continuidade de Negócios – PCN (do inglês Business Continuity Plan – BCP), é o desenvolvimento preventivo de um conjunto de estratégias e planos de ação de maneira a garantir que os serviços essenciais sejam devidamente identificados e preservados após a ocorrência de um desastre ou qualquer tipo de interrupção, e até o retorno à situação normal de funcionamento da empresa dentro do contexto do negócio do qual ela faz parte.

O PCN também pode ser definido como um processo abrangente de gestão que identifica ameaças potenciais para uma organização e os possíveis impactos às operações de negócio, caso essas ameaças se concretizem. Este processo fornece uma estrutura para que se construa uma resiliência organizacional que seja capaz de responder efetivamente e salvaguardar os interesses das partes interessadas, a reputação e a marca da organização e as suas atividades de valor agregado.

A gestão da continuidade de negócios envolve gerenciamento da recuperação ou da continuidade das atividades no caso de uma interrupção de negócios e o gerenciamento do programa de continuidade por meio de treinamentos, testes e revisões, de forma a garantir que os planos de continuidade de negócios estejam sempre atualizados.

O plano de continuidade de negócios é responsabilidade dos dirigentes da organização. A equipe de gerência da segurança pode auxiliar nessa tarefa, mas não pode ser responsabilizada por sua inteira implementação. Tal auxílio pode contemplar a criação, manutenção, divulgação e coordenação do plano de contingências.

Fernando Vieira

Website:

Deixe uma resposta