Gestão e Análise de Riscos

Gestão e Análise de riscos Corporativos

A gestão e análise de riscos corporativos têm se tornado um assunto muito importante no meio empresarial, pois a conscientização da administração dos riscos potenciais é hoje uma questão de competitividade e sobrevivência.

A percepção de que as consequências irreversíveis podem afetar o meio ambiente, que os recursos não são ilimitados e que, do ponto de vista financeiro, o impacto pelas perdas das vidas e bens tangíveis e intangíveis da empresa, nunca mais se recuperam, tem exigido maior preocupação e responsabilidade dos gestores.

A gerência de riscos, hoje peça fundamental para a instituição, pode ser definida como sendo a função, dentro do contexto empresarial, que visa a proteção dos recursos humanos, materiais e financeiros da empresa, quer através da eliminação, redução ou financiamento dos riscos , conforme seja financeiramente mais viável.

Atualmente é dado ênfase à otimização de recursos. Com o objetivo de poder reduzir a chance do risco vir a concretizar, evitando desta forma as perdas financeiras de forma direta ou indireta.

A origem da gestão de risco teve seu início efetivo nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, logo após a segunda Guerra Mundial, tendo os responsáveis pela segurança das grandes empresas, bem como os responsáveis pelos seguros, iniciando um processo de verificação da possibilidade de reduzir os gastos com prêmios de seguro e aumentar a proteção da empresa, frente aos perigos reais e potenciais. Só seria possível atingir tais objetivos, redução dos custos, com uma profunda análise das situações de risco.

Além da avaliação das probabilidades de perda, tornou-se necessário identificar quais riscos poderiam ser considerados inevitáveis e quais que poderiam ter as chances diminuídas, de concretização, de forma direta. Em cima deste estudo detalhado, levantou-se a relação custo x benefício das medidas de segurança a serem implantadas, bem como a situação financeira da empresa, para escolha adequada do nível de segurança a ser atingida.

Fernando Vieira

Website:

Deixe uma resposta